AULA 01 – O QUE É FONEMA? (MÓDULO BÁSICO)

browser background

FONOLOGIA, FONÉTICA E FONEMAS

Fonologia estuda os sons (os fonemas) das palavras de uma Língua, mas sempre com base no significado delas. Ao pronunciarmos uma palavra, o que garante significado a ela é o conjunto de fonemas (sons) que dispomos um ao lado do outro. Mudando um som (um fonema), teremos outra palavra, com outro significado. Veja: bola, cola, mola…

A Fonética também estuda os sons das palavras de uma Língua, porém sem se preocupar com o significado, apenas com a pronúncia. Sabemos que os sons das palavras não são pronunciados da mesma forma nas diferentes regiões do Brasil. O final da palavra leite, por exemplo, tem pelo menos três pronúncias: /leite/, /leitchi/ e /leiti/, notem que o significado não mudou, o que muda é a pronúncia.

Pode-se dizer, portanto, que a Fonologia tem a ver com o significado, e a Fonética tem a ver com a pronúncia. “Na língua oral, a menor unidade é o fonema. Na língua escrita, a menor unidade é a letra.” Dentro da Fonologia, estudamos os fonemas, que são as menores unidades distintivas de sons, todos os sons possíveis de cada palavra.

LETRA E FONEMA

É muito importante não confundir letra com fonema, visto que são dois conceitos diferente. O fonema é o som propriamente dito, cada som que sai da sua boca; já a letra é o desenho desse som, é a representação gráfica de um som que sai da nossa boca. Sabemos que existem em nosso alfabeto 26 letras. O homem, ao combinar essas letras, extraiu delas inúmeros sons, muito mais do que apenas 26.

Veja: A letra ‘c’, por exemplo, sozinha, pode ter som de /ç/, como em ‘céu’, e pode também ter som de /k/, como em ‘casa’. Se combinada, entretanto, com a letra ‘h’, pode ter som de /x/, como em ‘chapéu’. Temos aqui duas letras, ‘c’ e ‘h’, mas 3 sons /ç/, /k/ e /x/. É por isso que não devemos confundir letra com fonema.

 

LETRAS QUE SOAM E LETRAS QUE NÃO SOAM

            A maioria das letras do nosso alfabeto terá um som representante, contudo existem aquelas letras que não têm som algum. Esse é o caso da letra ‘h’, por exemplo, que na palavra hoje simplesmente não soa. É muito importante assimilar esse conceito, pois isso implica o número de fonemas que uma palavra pode ter, ou seja, na contagem de fonemas de uma palavra -conteúdo de questão de concurso. Se a letra ‘h’ não soa na palavra ‘hoje’, teremos 4 letras, mas apenas 3 sons.

 

LETRAS DIFERENTES COM SONS IGUAIS

            Temos, ainda, por questões de origem das palavras, letras que são totalmente diferentes, mas cujos sons são idênticos. Isso ocorre com as letras ‘g’ e ‘j’, nas palavras ‘sargento’ e ‘jeito’.

 

MESMA LETRA COM VÁRIOS SONS

Pode ocorrer ainda de termos uma mesma letra com vários sons. Nas palavras sapato e casa, por exemplo, a letra ‘s’ tem sons diferentes. Na palavra sapato, tem som de /ç/; já na palavra casa, tem som de /z/.

 

UMA LETRA COM DOIS SONS NA MESMA PALAVRA

Podemos ter, também, uma única letra representando dois sons na mesma palavra. Caso da letra ‘x’, na palavra táxi, cujo som que sai da nossa boca é /taksi/, ou seja, ‘x’ com som de /ks/. A esse fenômeno, chamamos dífono. E por fim, podemos ter o contrário do dífono, que é o dígrafo, caso em que teremos duas letras com um único som. Isso ocorre na palavra cachorro, por exemplo, cuja transcrição fonética é /caXoRo/. Observem que as letras ‘ch’ tem um único som, assim como as letras ‘rr’. A isso chamamos dígrafo.

 

EXERCÍCIOS

ATENÇÃO!

Após assistir à videoaula. Responda ao questionário abaixo. Se você não lembrar a resposta, reveja a aula e volte aqui para responder (Caso queira, você pode responder assistindo à aula). É muito importante que você já tenha memorizado esse conteúdo para que possamos seguir adiante, ou seja, ir para a aula 2.

  1. O que é fonema?
  2. O que é letra?
  3. Por que combinamos as letras do alfabeto?
  4. Qual é a menor unidade de som que distingue uma palavra?
  5. Dê um exemplo de letra que não tem som algum.
  6. O que é dífono? Dê um exemplo.
  7. O que é dígrafo? Dê um exemplo.