Tema
O tema é nada mais nada menos do que a junção do radical com a vogal temática ou com a desinência nominal.
Cantar = cant (radical) + a (vogal temática): tema = cant + a
Vida = vid (radical) + a (desinência nominal): tema = vid + a
Vogais e consoantes de ligação
As vogais e as consoantes de ligação também são fonemas que permitem a ligação entre o radical e as desinências, mas elas existem apenas para colaborar com o aspecto fonológico das palavras, ou seja, contribuem para pronunciarmos algumas palavras de forma mais adequada aos ouvidos. As vogais e as consoantes de ligação não são morfemas, pois não têm conteúdo semântico, não alteram o sentido das palavras. Apenas fazem ligação entre o radical e o sufixo, desinência ou outro radical.
Vejamos exemplos com as palavras ‘cafeicultura’ e ‘paulada’.
É possível perceber que a palavra cafeicultura é a junção das palavras ‘café’ + ‘cultura’. Percebe-se, também, que, ao juntarmos as duas palavras, aparece a vogal ‘i’ entre elas. Esse ‘i’ aparece apenas para que pronunciemos a palavra de uma forma mais eufônica, ou seja, mais adequada aos ouvidos. ‘cafeicultura’ é mais agradável aos ouvidos do que ‘cafecultura’.
Já na palavra ‘paulada’, temos a junção da palavra ‘pau’ + sufixo ‘ada’. Ao juntarmos os dois elementos, sem o auxílio da consoante ‘l’, teríamos ‘pauada’, o que deixaria o som bem estranho, então acrescentamos a consoante ‘l’ para podermos pronunciar ‘paulada’. Percebam que o ‘l’ apenas se inclui para deixarmos a palavra com um som mais agradável.