AULA 01 – OXÍTONAS, PAROXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS (MÓDULO BÁSICO)
O QUE É ACENTUAÇÃO?
Vimos, no curso anterior, que uma palavra é dividida em sílabas. Neste curso veremos que, em uma palavra, nem todas as sílabas são pronunciadas com a mesma intensidade. Existem sílabas pronunciadas mais fracamente, e outras, mais fortemente. Uma coisa é certa, uma palavra sempre terá uma sílaba mais forte do que todas as outras, a essa sílaba chamamos sílaba tônica.
Entender o conceito de sílaba tônica é importante para o estudo da acentuação, pois a classificação de uma palavra quanto à posição da sílaba tônica, bem como o seu final, definirá se ela será ou não acentuada. Em termos teóricos, a acentuação é um processo fonético que consiste em deslocar a tonicidade da sílaba de uma palavra conferindo à pronúncia dessa palavra características fônicas capazes de diferenciar uma palavra da outra.
Algo muito importante de você entender é que todas as palavras da nossa língua possuem uma tonicidade natural, mesmo que ela não seja acentuada. Por exemplo, na palavra camelo, cuja sílaba tônica é a segunda (me), temos a designação de um animal. Notem que a sílaba ‘me’ contém a tonicidade natural dessa palavra; no entanto, caso eu desloque essa tonicidade para a última sílaba, terei outro significado para a palavra. Veja: camelô, que significa vendedor ambulante. Percebam que, ao deslocar, eu marquei esse deslocamento com um acento, nesse caso, um acento circunflexo.
Veja outros exemplos:
Doido = aquele que age insanamente / Doído = verbo doer
Seria = verbo ser / Séria = adjetivo
Carne = alimento / Carnê = talão, bloco…
Pode-se dizer que acentuar uma palavra é chamar a atenção para o deslocamento da sílaba tônica dessa palavra. Algo muito importante de você entender em acentuação é que a sílaba tônica de uma palavra estará sempre em uma das três últimas sílabas, não importa o seu tamanho. Dessa forma, na palavra inconstitucionalissimamente, embora ela tenha inúmeras sílabas, a sílaba tônica será uma das três últimas, nesse caso, a tônica é a ‘men’. E é daí que vem a classificação em oxítona, paroxítona e proparoxítona, assunto para a próxima aula.